Sinopse do Projeto Pira ”O SEMEADOR DA PAZ”

A Pira “O Semeador da Paz”:

O monumento Pira “Semeador da Paz”, com aproximadamente 6 metros de altura, deverá ser instalado na Praça da Praia Vermelha, na Urca, próximo ao desembarque dos turistas que chegam para conhecer o Pão de Açúcar. Com previsão de ser inserido no calendário turístico da cidade, pois a figura da Pira demonstra o disseminar da paz às pessoas que por lá passarem. Este projeto conta com a união de esforços entre a Ong Together for Peace, autoridades, a população de cada comunidade envolvida e também os educadores, objetivando semear entre as crianças e aos jovens, a cultura da preservação do ambiente, da sustentabilidade, da reciclagem e da Paz, através da educação.

O Projeto nas Comunidades:

Alunos da Rede Pública de Ensino, dos ciclos fundamental e médio de uma determinada comunidade (primeiramente serão contempladas as comunidades que já receberam as UPP´s), bairro ou município, sob a coordenação e avaliação de professores e pedagogos das escolas daquela localidade, participarão de um concurso, que envolverá a apresentação de trabalhos, redação ou projetos cujos temas, pertencentes ao currículo escolar, sejam a sustentabilidade, o meio ambiente, a reciclagem e a paz.

Esse concurso poderá ter a periodicidade mensal, trimestral ou semestral, dependendo apenas do engajamento dos atores envolvidos no projeto.

O prêmio principal do concurso será a instalação de uma réplica da Pira “O Semeador da Paz”, com aproximadamente 2,5 metros de altura, na comunidade ganhadora. Representantes da comunidade escolherão um local de grande acesso da população local para a sua instalação.

Em um espaço próximo a réplica da Pira “O Semeador da Paz”, a comunidade criará uma horta ou jardim, que receberá cuidados dos alunos daquela localidade. Tudo que for colhido nessa horta ou jardim deverá ser dividido entre seus cuidadores.

No dia da premiação, o aluno ganhador do concurso, juntamente com os demais participantes, conhecerá o monumento principal do projeto na Urca. Lá ele acenderá uma tocha que ao retornar a sua comunidade, irá acender o monumento réplica do Semeador Paz da sua localidade. Nessa ocasião, será realizada uma cerimônia com a presença de autoridades da Prefeitura, da Secretaria de Educação e das Escolas envolvidas, quando ele, o ganhador, se comprometerá em manter a Paz na sua comunidade.

Esses alunos ganharão ainda um passeio turístico pela cidade, um lanche, um diploma e uma medalha com o desenho da Pira “O Semeador da Paz”.

VISITANTES: contador gratuito de visitas